domingo, 16 de maio de 2010

Filhos..se não tê-los como sabermos?

Hoje passei por uma situação delicada, a qual mais uma vez me fez pensar na responsabilidade que a vida está me impondo. A de ser mãe. Quando digo mãe, é MÃE assim em "Caps Lock", porque dar vida a uma criança embora não seja a tarefa mais fácil, é só parte do início, a maternidade vai além muito além de qualquer compromisso firmado, é uma relação de imortalidade que não nos explicam, descobrimos sozinhas talvez em momentos diferentes de nossas vidas algumas mais precipitadas como eu, (que já penso nos filhos que meu filho vai ter), outras talvez mais tarde quando realmente se surpreendem com o crescimento e maturidade dos filhos. Outras ainda talvez se preservem desta imortalidade, empurrando com a barriga a possibilidade de carregar um ser na própria barriga..rsss Quem vive, viveu ou viverá a maternidade entenderá meu desabafo:
-Mãe, tá doendo minha orelha
-Onde filho? Fora ou dentro?
-Na orelha. Acho que o Tigrão (cachorro) me mordeu,  e me mordeu aqui também (apontando para uma das nádegas branquinhas que uma provável pulga do cachorro se deliciou em morder)..
- Tá filho, mamãe passa um "sprayzinho mágico" (antiséptico) e logo passa.. a orelha deve ser de tanto colocar o dedo, que tá com a unha grande e por sinal suja....aiai..odeio quando ele dorme na casa dos avós, parecem fazer vista grossa para tudo hehehe até parece que não tive avós, ah que vida de princesa eles me deram..
De noite em casa ouço novamente:
- Mãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaae tá doendo minha orelha, doi muito e meu dedo também, "tá rasgado" foi o Tigrão.. (pobre cachorro, as orelhas dele quem deviam estar ardendo)
- Filho teu dedo não tá rasgado, é só um pequeno corte, vamos passar o sprayzinho? A orelha eu quero ver agora, cadê a lanterninha de leitura noturna da mamãe?
- Peraí tô vendo uma coisa..vou pegar uma "haste flexível" - (procuro não fazer propaganda de marca rss)
- AAAAAAAAIIIIIII
- Deus do Céu, tem uma coisa laranja lá dentro... só pode ser.. (em 5 segundos passaram-me 3 hipóteses: cerume de cor estranha, sangue ou massi..) massinha de modelar..não é possível!!!
Corro para a agenda da escola, como uma detetive a investigar possíveis indícios da "arte"..era sábado, bem, vejo sexta, nada de massinha, quinta..BINGO : brincadeira com massa de modelar. Pronto. Já sabia, hospital na certa, o guri já dizia que não estava ouvindo (ele é meio exagerado mas nestas alturas, acredita-se em tudo)..mas o choro era uma mistura, sono, irritação, dor, carência por ter dormido fora de casa enfim, cada mãe sabe o filho que tem e reconhece em seu choro, por sua intensidade, constância, presença ou ausência de lágrimas e também o choro que é relevante a aplicação de paleativos.
22 hrs, o choro era de implicância tb, só queria escovar os dentes comigo, mas não queria escovar, então eu oferecia o bico (sugerindo enforcar a escovação por 1 noite)  e ele se enchia de moral com seu 1,05m de altura me censurando, nâo aceitava sem escovar.... vi que um analgésico e um bom colinho daria conta até a manhã seguinte.
Manhã de domigo, que dia.. iniciamos na emergência, lá ele cantava, pulava, corria, sorria, quem via nem imaginava, me coloquei no lugar dos outros pais, com filhos ardendo em febre, desgrenhados, desesperados com suas crianças que choravam..pela primeira vez não me incomodei de esperar, até eu estava aflita com tanta "alegria e espontaniedade em pleno plantão médico" onde parecia que minha figurinha estava definitivamente no local errado, deveria estar em um playground (que vergonha, mas o que se faz com uma criança feliz cheia de massinha na orelha? xingar? dizer para ficar menos alegre? O negócio é deixar ser criança e eu sabia que o mal estava por chegar quando mexesse no "vespeiro".
Triagem, médica residente, constatação: corpo estranho no ouvido esquerdo: cor vermelho e verde (peraí, eu vi laranja)..encaminha para  Otorrino.. nossa, o guri já tava sentindo a batatinha assar..viu que não seria fácil e que ali não era uma festinha. Logo na primeira tentativa de raspagem, começou a berrar.. conversa vai e vem e nada de convencê-lo a ser bom menino, forte, valente, ofereço suborno, carta para a professora (seu amor), pedidos de "por favor", nada, ele não parava.
Otorrino: 2 opções, sedação ou contenção, precisa tirar q a coisa tá feia. Nessa altura eu não queria mais vê-lo gritar, queria que acabasse logo pensei em sedá-lo, para poupá-lo de traumas mas a burocracia venceu. Iria demorar horas até ele poder voltar para casa, encarar centro cirúrgico, internação, Céus a história estava ficando pior.. vamos na contenção. Eramos 4 segurando o piá, e ele gritando, chorando esperneando e dizendo estou ficando rosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa não perguntei ainda pq ele disse isso, qual o mal de ficar rosa? rss pior se ficasse azul, cor de menino segundo ele..(eu e meu humor sarcástico) mas enfim, depois de muito choro, muita massinha de modelar foi retirada, e era um arco-íris, todas as cores estavam lá, inclusive a laranja, mãe não se engana..rss
Em resumo, não existe o que fazer para proteger nossos amáveis filhos de todo mal, os pequenos e grandes acidentes podem ocorrer fora de nossos olhos enquanto estão na escola, na casa de um amiguinho, na casa dos avós.. e até na nossa frente.
O fato é que estamos aqui não só para dar vida e zelar pela sobrevivência de nossos pequenos, não é possível prepará-los para o mundo encapsulando-os com cuidados, isso é impossível. Mas de uma coisa eu tenho certeza, o colo que conforta, o abraço que lhes é oferecido em suas frustrações, as palavras mágicas, pequenos "subornos" que trocamos por lágrimas (balinhas na bolsa sempre ajudam), demonstrações de afeto incondicional, estes sim ficam, se imortalizam na memória de nossos filhos e que caminharão para o resto de suas vidas junto às lembranças doloridas.. Sei também que, certamente sentiremos saudade do tamanho de nossos braços em relação aos seus corpinhos quando eles já estiverem crescidos, de pernas cabeludas ou usando sutiãs.
Espero sinceramente que meu filho tenha aprendido a lição e que não repita a peraltice..mas espero muito, muito lá no fundo que ele nunca se esqueça do amor que lhe tenho e que consiga imortalizar meus cuidados mesmo que desajeitados para seus filhos.

4 comentários:

  1. Mãe só tem uma, esse ditado não falha e tu comprovou isso...Tadinho do teu guri. Parabéns pelo post, parecia que eu estava junto, tu conseguiu repassar muito bem esse momento.

    ResponderExcluir
  2. Letizia, não sei se tu sabes, mas teu blog virou rotina pra essa galera maluca da redacão. Também, ou nós acessamos ou seremos rebaixados pelo trakinas hehehe. Brincadeiras!!! Tá muito gostoso de ler.Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Hoje quando falei com o Luiz ele me perguntou se eu já havia dado uma espiadinha no blog. Respondi que logo mais iria dar uma passadinha. Cá estou e gostei do assunto desse post, sei bem o que tu estás falando. Achei incisivo e coerente, continue assim.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom teu post, um colega que me indicou teu blog, parabéns e sucesso. Vou virar sua fã, amei! E teu filho se recuperou bem desse susto? Abraços.

    ResponderExcluir